6 - Sucesso ou não? - eis a questão


Eu disse na aula 4 que você precisa andar com lápis e papel na mão o tempo todo. Outra boa opção são esses mini-gravadores que cabem tranqüilamente numa bolsa ou num bolso. Com um desses você não vai precisar nem anotar nada e ainda pode gravar a emoção e a idéia no impacto do momento.

É uma coisa de testar o que dá mais certo pra você: se rascunhar a idéia ou se gravar esse rascunho. Cada roteirista precisa achar as suas soluções, o que dá certo pra ele. É uma coisa muito pessoal.

Alguém disse - e depois copiaram bastante - que o sucesso é 10% de talento e 90% de suor. Bom, eu ainda acho que é meio a meio. Mas de qualquer forma você precisa trabalhar. E muito.

E já que falamos de sucesso, o que é sucesso?

Muita gente busca o sucesso em várias carreiras. Essa é uma palavra que escapou do domínio dos artistas para cair nas mãos de todos.
Mas o que é sucesso? É preciso pensar nisso.

Porque tem gente que já começa querendo escrever um roteiro de sucesso mesmo sem saber direito o que isso significa.
Porque o conceito de sucesso é uma coisa muito pessoal. O que é sucesso pra mim pode não ser pra você, e assim por diante.

Se você quer fazer um roteiro de sucesso, por onde começa?

Basicamente definindo: o que você quer dizer com isso? Fama, glória, poder, dinheiro, lindas mulheres (ou lindos rapazes, já que temos cada vez mais mulheres na profissão). O que é sucesso pra você?

Muitos dirão que é tudo isso, outros dirão que é um pouco de cada, outros ainda dirão que não é nada disso.

Eu democraticamente respeito opiniões e aspirações. Mas depois de 20 anos de carreira artística eu lhe digo: para mim o sucesso mesmo é você fazer o que você gosta. Pra mim não adiantaria ganhar rios de dinheiro com um trabalho que eu não ia querer ver nem morto.

Então sucesso é:eu ser eu mesmo na hora de escrever, ter a liberdade de criar o que eu quiser sem interferência de mercados, emissoras ou coisa parecida, escrever o que eu quiser e gostar de escrever.

O ponto alto de tudo isso é quando, mesmo com você escrevendo o que você quer, o que lhe dá prazer, o público vai ver o seu trabalho e... gosta! Isso sim é um sucesso estrondoso.

Na tentativa de escrever O roteiro do ano, O roteiro de sucesso, muita gente escreve fragorosos fracassos. Deixam o melhor deles engavetado e só põe pra fora o que eles acham que as pessoas vão gostar, que o público vai querer, que vai ser sucesso.

O público é muito fragmentado. Cite o nome de um filme que todo mundo viu (eu disse todo mundo) ou de um cantor/banda que todos adoram (todos mesmo). É complicado. Nada é unanimidade - e já dizia Nelson Rodrigues que toda unanimidade é burra.

Daí é preciso levar em conta que às vezes o roteiro da sua vida não é aquele que vai estourar nas bilheterias - mas é o que vai marcar muita gente que foi assistir. E isso também é sucesso.

Cada roteiro tem um público. Às vezes amplo, às vezes restrito.
De mais a mais ainda tem outra coisa que é preciso levar em conta: o tempo. Quantos desses filmes que vemos hoje no circuito comercial resistirão ao tempo? Quantos serão vistos daqui a 20 anos? Daqui a 50?
O nosso Zé do Caixão ousou, fez um cinema à sua moda quando o que ele fazia não era moda. Viu narizes torcidos de muitos intelectuais e setores do público na sua época. Hoje seus filmes viraram clássicos em DVD.
Então, o que é sucesso?

O Cinema americano tentou responder a essa pergunta. Diretores e roteiristas sem conta perderam os cabelos tentando buscar a fórmula mágica do sucesso. Como fazer sucesso sempre?

Depois de décadas de cinema muita gente chegou a seguinte conclusão: não há como saber. Os diretores que estão rodando hoje os filmes que você vai ver no ano que vem simplesmente não sabem se vão estourar ou não. Eles acham que, os produtores acham que, mas no final ninguém tem certeza.

Daí diretores e atores mais experientes resolveram deixar essa neurose de sucesso e se divertirem com o que estão fazendo agora, se envolverem e se realizarem com o atual filme que estão rodando. Porque na satisfação pessoal, na realização profissional, reside o verdadeiro sucesso.

Se você tentar escrever o roteiro que vai estar em Cannes daqui a 2 anos pode não conseguir nem começar.

Então o conselho é: simplesmente escreva. Seja roteirista na hora em que estiver escrevendo - não um empresário.

Escrever um roteiro requer trabalho, dedicação, arte. Você precisa dar o melhor de você.
Vivencie essa experiência: a emoção de trazer do nada uma obra de arte. Não deixe nada estragar esse momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam pela moderação antes de serem publicados.