18 - Histórias principais e Histórias secindárias


Roteiros são compostos de várias histórias que se somam, se juntam e finalmente nos dão o filme.

Mesmo em curtas essas histórias existem - ainda que não tenhamos consciência disso.
No roteiro UM DIA PERFEITO temos a história do personagem principal - que acorda de mal grado pela manhã e se depara com um irritante programa motivacional e uma porta rebelde de armário de banheiro. São o pano de fundo para mostrar que a forma como se vê a realidade depende do estado de espírito da pessoa. Um dia perfeito pra um pode estar sendo uma droga para o vizinho, e muito disso depende de como encaramos a vida, as coisas, e como reagimos a elas.
Em paralelo tenho a história do Dr. Positivo, um homem fruto do neo-liberalismo que tenta motivar logo cedo as pessoas que vão para o trabalho - e com isso garantir o seu próprio trabalho. Quem é ele, o que pensa, quais seus objetivos, o que ele quer. É isso que precisamos saber e passar através de seu programa.
Temos ainda a história do reciclador, à margem da problemática competitiva organizacional, que vive a vida num ritmo mais lento e consegue observa-la de outro ângulo.
No nosso caso o curta vai se passar numa linha contínua de tempo: desde a hora que o personagem acorda até quando ele joga o rádio-relógio pela janela. Mas há casos de saltos de tempo, onde a história pode se desenrolar por alguns dias, meses ou até anos. Não se esqueça de dar essa informação ao diretor e ao seu público.
Finalmente na próxima pretendo postar o roteiro pronto para que você possa ler. Espero que esteja aproveitando esse curso e escrevendo muito.
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam pela moderação antes de serem publicados.